Conduzido pela Escola de Governo, com certificação pela Universidade de Brasília, curso faz parte da estratégia de melhoria dos serviços estaduais e valorização de servidores; formação é gratuita e direcionada a efetivos
O Governo de Goiás anuncia a abertura de nova turma do Mestrado Profissional em Economia (MESP Goiás II), com início previsto para a segunda quinzena de abril. A formação é destinada a servidores estaduais efetivos, estatutários e celetistas, na ativa, de todas as unidades do Governo de Goiás. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e Secretaria da Economia.
A oferta do curso de mestrado integra a política de valorização e desenvolvimento de pessoas conduzida pela Sead, com protagonismo da Escola de Governo, consolidando-se como uma ação estratégica para o fortalecimento da capacidade técnica do funcionalismo público. O objetivo é qualificar servidores para uma atuação cada vez mais eficiente, transparente e orientada por evidências e dados na gestão pública. No caso do mestrado profissional, o objetivo é capacitar profissionais do Governo de Goiás que atuam em áreas ligadas econômica, desenvolvendo competências técnicas e práticas para solucionar problemas reais.
O edital e o processo seletivo da turma 2026–2028 do MESP têm previsão de abertura entre março e abril de 2026, com início das atividades acadêmicas na segunda quinzena de abril. As aulas serão quinzenais e ocorrerão de forma presencial, às sextas-feiras e aos sábados, na sede da Escola de Governo.
“Essa é mais uma iniciativa que reafirma o compromisso do Governo de Goiás com a capacitação permanente dos servidores e com o fortalecimento da gestão pública estadual. É também uma ação de valorização do servidor, ao oferecer a possibilidade de uma formação em uma das instituições de ensino mais renomada do país”, destaca o secretário da Administração, Alan Tavares.
Primeira turma
A primeira turma do Mestrado Profissional em Economia do Setor Público (MESP) concluiu a formação no final de 2023, com a produção de 27 trabalhos com potencial para serem desenvolvidos, de forma prática, dentro do Executivo estadual. Os alunos desenvolveram seus estudos em duas linhas de pesquisa: ‘Economia no Setor Público’ e ‘Gestão Econômica Pública’. Os servidores produziram dissertações que abordaram e exploraram cientificamente temas do Estado de Goiás.
Curso de Nivelamento
Como etapa preparatória do processo seletivo, a UnB ofertará o Curso de Nivelamento, com início em 26 de janeiro e término em 20 de março. As aulas serão realizadas na modalidade virtual, ao vivo, às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 22h. O curso contempla conteúdos de Matemática, Noções de Estatística e Econometria, preparando os candidatos para as provas do mestrado, previstas para o dia 22 de março. Os interessados já podem acessar a página oficial do programa (https://mesp.unb.br), que reúne informações sobre cronograma, processo seletivo e pré-inscrição.
Fotos: Sead
Legenda: Oferta do curso de mestrado integra política de valorização e desenvolvimento de pessoas conduzida pela Sead
Secretaria da Administração – Governo de Goiás